6 de abril de 2015

Relação entre anúncios de imóveis e o Metrô de São Paulo

A qualidade de vida em morar a poucas quadras de uma estação de Metrô em São Paulo é o que atrai grande parte…

A qualidade de vida em morar a poucas quadras de uma estação de Metrô em São Paulo é o que atrai grande parte das pessoas que buscam imóveis para comprar ou alugar.

Com isto, o mercado imobiliário quando realiza seus anúncios, acrescenta este diferencial na descrição dos imóveis à venda ou para locação. Isto corresponde à demanda, quando se dá destaque a este tipo de informação.

No mapa interativo abaixo você poderá visualizar a proporção de imóveis que acrescentam em seus anúncios a palavra “metrô”.

Obviamente, as cores mais escuras, que possuem maior volume de menções nos anúncios, seguem as linhas do metrô. Porém as que mais se destacam são as zonas leste, centro sul e centro, talvez por conta do volume de pessoas existente nestas regiões que dependem deste tipo de transporte para se deslocar (o que deixa isto um ponto atraente para ser anunciado).

Em relação aos preços dos imóveis, o que parece apresentar o mapa de preço por metro quadrado é que ou a distribuição de linhas de metrô seguiu a partir do núcleo de desenvolvimento socioeconômico de São Paulo refletido no preço dos imóveis, ou as linhas de metrô colaboram para o desenvolvimento do mercado imobiliário em regiões atendidas pelo meio de transporte que, sem dúvidas, é um dos mais eficientes e uma necessidades para as regiões mais afastadas do centro.

Além dos preços, a proximidade de estações de metrô também se reflete  na oferta de empreendimentos, quando as construtoras buscam construir seus lançamentos próximos ao metrô almejando este público que reconhece neste meio de transporte uma vantagem sobre outras regiões.

Para apresentar estes imóveis, seja para venda ou locação, criamos um mapa pontuando as ofertas de venda e locação em uma faixa de até 6 quadras de alguma estação de metrô. Basta clicar em uma das marcações para conhecer o imóvel anunciado.

Escreva um comentário

Siga-nos por e-mail!

Informe o seu e-mail para receber uma notificação sempre que publicarmos um novo post!