• Compartilhar em Google+

A partir de um acordo firmado entre a Properati e o Google, a partir deste mês, os dados de todos os quase 5 milhões de imóveis cadastrados no banco de dados da Properati estarão disponíveis para usuários do Google BigQuery, que é o serviço de armazenamento de dados do Google projetado para facilitar a análise de grandes bases de dados.

Presente em quase toda a América do Sul, a Properati já disponibiliza para o público todos os dados referentes aos imóveis anunciados em seu portal. Só que agora, com a parceria entre Properati e Google, a base de dados poderá ser explorada com mais eficiência, através de consultas SQL na plataforma do Google.

O BigQuery permite a realização de pesquisas rápidas, que envolvem milhões de linhas de planilhas em questões de segundos. Somando os dados de todos os países em que a Properati está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México), a empresa conta com mais de 2 milhões de imóveis ativos e 3 milhões de propriedades arquivadas — ou seja, que não estão mais na plataforma por não estarem mais à venda.

O uso do BigQuery é gratuito até o primeiro terabyte, então centenas de pesquisas podem ser feitas na plataforma sem nenhum custo. Além disso, o valor cobrado quando o limite é excedido não é alto.

“Um dos principais objetivos da Properati Dados é que todos os interessados em dados abertos em geral — e aqueles relacionados à habitação e ao mercado imobiliário em particular — possam acessar informações abertas e atualizadas para realizar seus estudos e agregar valor ao ecossistema Open Data e às análises de imóveis e habitação. É por isso que fizemos esse trabalho com o Google para disponibilizar os dados abertos que a Properati publica todos os meses em seu portal“, disse Martín Sarsale, CTO da Properati e líder do projeto. “Para nós, é muito importante também o reconhecimento da contribuição da Properati pelo Google, a maior empresa de Internet do mundo, que agora fornece acesso a nossa base de dados”, enfatiza Sarsale.

O que pode ser feito com os dados da Properati?

A base de dados da Properati permite que centenas de análises sejam feitas sobre o mercado imobiliário, sobre a cidade e sobre a vida dos cidadãos, ainda mais quando é cruzada com outras fontes de dados, como dados públicos da prefeitura. No nosso blog é possível encontrar vários exemplos de uso desses dados. Veja alguns abaixo:

Como é feita a redução na pressão da água em São Paulo? – Neste mapa interativo mostramos a relação entre o preço do metro quadrado dos distritos e as alterações no fornecimento de água na cidade de São Paulo na época da seca.

Como o preço dos imóveis determinou os votos em São Paulo – Neste texto analisamos a relação entre o preço do metro quadrado das zonas eleitorais da cidade de São Paulo e os resultados nas urnas das eleições de outubro de 2016.

As ciclovias de Curitiba valorizam os imóveis próximos? – Nesta publicação, avaliamos se as ciclovias de Curitiba valorizam os imóveis próximos a elas.

Para analisar os conjuntos de dados de todos os países em que a Properati está presente, é só clicar nos links abaixo:

[ARGENTINA]
https://console.cloud.google.com/launcher/details/properati/property-data-ar

[BRASIL]
https://console.cloud.google.com/launcher/details/properati/property-data-br

[CHILE]
https://console.cloud.google.com/launcher/details/properati/property-data-cl

[COLÔMBIA]
https://console.cloud.google.com/launcher/details/properati/property-data-co

[MÉXICO]
https://console.cloud.google.com/launcher/details/properati/property-data-mx

[PERU]
https://console.cloud.google.com/launcher/details/properati/property-data-pe

[URUGUAI]
https://console.cloud.google.com/launcher/details/properati/property-data-uy